Lavagem Senhor do Bonfim 2015









olá meu amores
venho aqui conta um pouco da lavagens , caminhada religiosa que temos aqui na bahia
Ontem foi 15 de janeiro
Dia da lavagem do Bonfim
Não sei bem como começou minha caminhada mas é gratificante você ir a igreja junto milhares de pessoas que acredita fé, devoção do Senhor do Bonfim
Aqui a historia como começou esta lavagem.

Lavagem em homenagem ao Senhor do Bonfim. Essa festa tem 261 anos de tradição e conta com a presença de, em média, 30 mil pessoas entre moradores, visitantes e turistas. É uma festa que reúne artistas locais com artistas reconhecidos pela crítica especializada, grupos culturais do município, baianas, muita água de cheiro e muita folia.

A devoção ao Senhor do Bonfim teve inicio na viagem do navegador português Teodózio Rodrigues Farias, que vivia aqui na Bahia e realizava com frequência viagens de Salvador para Lisboa, em Portugal. Em uma de suas viagens, sua embarcação foi surpreendida por uma tempestade e seu barco envolveu-se em um naufrágio. Como ele era devoto do Senhor do Bonfim prometeu que se escapasse do naufrágio traria a devoção para o Brasil (a devoção vem de Portugal). Ele escapou e quando retornou de Portugal trouxe uma réplica do Senhor do Bonfim e construiu a igreja em Salvador dando inicio a lavagem em 1745.

Depois da construção da igreja em Salvador ele parte para construir mais duas igrejas: uma na Vila Nova da Rainha (atual cidade do Senhor do Bonfim) e outra na Aldeia do São João (atual cidade de Mata de São João), porém, na Aldeia do São João ele não chega a concluir, pois veio a falecer.
Em 1756 o Padre Bento Vieira Paes dá inicio a construção da atual igreja criando assim a atual lavagem do Senhor do Bonfim e em 1761 chega à conclusão da igreja.

A devoção inicia com a festa religiosa na sexta-feira que antecede a lavagem onde temos uma procissão saindo do Cruzeiro no bairro do Bom Jesus para o Bonfim de Mata de São João e seus seguidores carregam a imagem do Senhor do Bonfim, dando inicio a novena .

Fonte :http://www.festadobonfim.com/#!historia/c1vu9
            
http://www.agendartecultura.com.br/eventos/baianos-comemoram-260-anos-lavagem-bonfim/

Então é isso meu amores quem gostou curti minha pagina deixa o comentário vou adorar responde. 
bjkas se cuida